terça-feira, 31 de março de 2009

Textos sobre Fronteiras do Pensamento

INFORMATIVO


Fronteiras do Pensamento chega em sua terceira edição

O jornalista e escritor norte-americano Tom Wolfe estará presente na Conferência Fronteiras do Pensamento neste ano em Porto Alegre. A terceira edição do evento tratará assuntos relacionados à ciência e à cultura dando ênfase à crise mundial. Tom Wolfe será o responsável pelo encerramento das atividades no dia 26 de novembro com a palestra “O espírito de nossa época”. Com sua experiência em jornalismo literário, ele já escreveu livros como “A fogueira das vaidades” e “Um homem por inteiro”.


O encontro conta com a presença de diferentes pensadores do mundo discutindo assuntos como cultura, ciência, filosofia, economia, psicologia e outros. Lançado em novembro de 2006 na capital gaúcha, o Fronteiras do Pensamento ampliou seus encontros para Salvador a partir de 2008.


Na edição deste ano, a conferência teve sua abertura no dia 23 de março com a presença do psicólogo e lingüista canadense Steven Pinker com a palestra “Linguagem, mente e natureza humana”.
Ainda restam quatro encontros divididos entre os meses de agosto, setembro, outubro e novembro. O local que sediará os conferencistas será no Salão Atos da UFRGS em Porto Alegre. Interessados podem se inscrever através do site do evento.




INTERPRETATIVO


Fronteiras do Pensamento terá presença de Tom Wolfe
Encontro contará com a presença do renomado jornalista e escritor


A terceira edição da Conferência Fronteiras do Pensamento, conhecida por reflexões críticas com a reunião de diferentes pensadores do mundo teve sua abertura no dia 23 de Março em Porto Alegre. A atração deste ano é o escritor jornalista Tom Wolfe que encerrará o evento no dia 26 de novembro com a palestra “O espírito de nossa época”. Autor de livros como “Um homem por inteiro” (1998) e “Emboscada no Fort Bragg” (1996), Wolfe tem sua carreira marcada no início dos anos 60, a época em que o jornalismo não era tão fragmentado como hoje. Ele foi o criador de um novo estilo de reportagem conhecido como “novo jornalismo” fazendo a interligação entre realidade e literatura.


A conferência Fronteiras do Pensamento é conhecida por suas reflexões críticas perante a assuntos relevantes da sociedade. A edição de 2009 será em duas capitais: Porto Alegre e Salvador. Na capital gaúcha, o local que sediará o evento será no salão Atos da UFRGS com o passaporte ao preço de R$ 240,00, valor alto comparado à crise que o estado está enfrentando. Os encontros serão no mês de agosto, setembro e novembro. Para mais informações, acesse o site do evento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário