quinta-feira, 5 de março de 2009

Começando! 1ª atividade

1- Matéria JOL

> Fazer uma matéria a partir de sua percepção do que "deve ser" uma matéria para jornalismo online.


Pauta: O twitter e o Jornalismo
Estilo: Interpretativo
(pelo menos 1 fonte)

Twitter: um aliado ou uma ameaça ao webjornalismo?

A quantidade crescente do avanço da informação na rede pode causar dúvidas na representação do novo microblogging

A facilidade da busca da comunicação rápida e eficaz no mundo virtual tem estabelecido uma grande extensão para a autoria de postagens em sites, blogs e ambientes do ciberespaço. Bastar ter um e-mail para criar um (ou vários) blogs com informações transferidas ou próprias.


Em meio a diários virtuais com a característica informativa e interativa, o jornalismo na internet tem contado também com uma outra ferramenta, o twitter. Responsável pela permissão de atualizações pequenas, ele tem sido um forte "aliado" do jornalismo online para o aceleramento de comunicações e notícias. Grande parte dos usuários atualiza seu twitter postando links, notícias, compartilhamentos e informações. E grande parte da rede de notícias oficial como o site do g1 tem suas atualizações também postadas no twitter como forma de expansão a sua interação e seu acesso no ciberespaço. Mas até que ponto essa ferramenta pode ser considerada como "aliada" do jornalismo? E se toda essa expansão desse margem para uma possível "ameaça" ao jornalismo tradicional? O jornalista blogueiro do pavablog Sério Pavarini acredita que o twitter e os blogs têm sido mais eficazes que a mídia tradicional especialmente na velocidade de transmissão das informações, porém não dá para considerar o twitter como uma "ameaça" ao jornalismo. "140 caracteres não são suficientes para análises mais profundas, por isso não existe esse tipo de concorrência", disse. O twitter veio como uma espécie de soma e extensão de informações aos sites tradicionais que expandiram-se para outros espaços sem temor de competição, explicou.

A grande vantagem da ferramenta que caiu na rede em 2006 é a possibilidade de diferentes funções. A forma de interação dos usuários é equivalente à maneira como acham que devem fazer suas postagens. Pode-se trocar informações sobre assuntos específicos ou simplesmente retratar o dia-a-dia como geralmente é usado o plurk, outro microblogging característico por postagens diárias em que é usada uma linha de tempo, adquirindo grande interatividade entre os usuários. Concluir que o twitter veio com grande força para ameaçar o jornalismo é ignorar toda a interação que ele também alcança através de postagens informais sobre assuntos diversos.




-> Pensar em uma visão "reduzida" para MOBILE (celular / palm etc)

Quer receber informações r
ápidas de diferentes portais de notícias? Conversar com amigos e ainda aumentar sua rede de contatos na rede podendo interagir com diferentes usuários do mundo? Acesse já o twitter de seu próprio celular através do site www.twitter.com e não fique de fora dessa inovação na web!





2- Fixação

Exemplos das 3 fases do JOL.
Explicar por que é de cada fase.

1) Transpositivo: É a personificação do jornal impresso na web. Não existem novas criações. É a passagem do impresso para o meio digital. Ex.: Jornal Agora.

2) Metáfora: Esse modelo é mais 'atualizado' que o transpositivo. É o meio digital do impresso, porém com mais ferramentas que podem ser dadas através da web. Links para comentários, caminhos para videos, fotos de matérias e tantos outras possibilidades de ampliação da informação. Ex.: O Estadão.

3) Webjornalismo:
WNews
Um site que traz um conteúdo amplo no que diz respeito a tecnologias. Possui características próprias de um jornal impresso, mas é todo através da internet.

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