terça-feira, 31 de março de 2009

Exemplos na web de algumas teorias do Jornalismo:


Vigilância: O site propublic tem como objetivo criar reportagens sobre a traição da confiança pública e o abuso de poder nos Estados Unidos. O responsável Paul Steiger (que conta com a ajuda de outros parceiros nas publicações) também acompanha e linka investigações de outros meios de comunicação que possuem o mesmo caráter.

.

O modelo
Newsmaking (Elliot) responsável por trabalhar o processo informativo e padronizado de fazer notícia pode ser encontrado em diversos exemplos de sites. O portal doTerra é um dos tantos exemplos que possuem essa característica. Notícias rápidas que não passam por um processo extremamente elaborado, mas trabalham com informações conglomeradas.
.

Fait divers: O site do jornal O diarinho de Itajaí/SC pode ser considerado um exemplo de Fait divers por trabalhar um jornalismo mais apelativo e sensacionalista. Sua característica é assim propositalmente, não é mascarado. O jornal assumiu a postura de trabalhar com matérias mais apelativas, com uma linguagem diferente da padronizada, além de chamadas "sensacionalistas", o que o diferencia de outros jornais com matérias que são apelativas, mas não assumem tal postura. Acredito que ambos se encaixem nesse modelo por trabalharem com a "emoção".
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário